Slide

Filme - As Virgens Suicidas

26 junho 2013

Título original: The Virgin Suicides
Ano: 2000
Diretora: Sofia Coppola
Duração: 1h36min
Gênero: Drama
Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.





Desde que li o livro no qual é baseado o filme, fiquei louca pra vê-lo. E Sofia Coppola não me decepcionou, mesmo sendo seu primeiro filme. O que de fato me surpreendeu bastante, pois existem vários diretores com nomes de peso que ao fazerem uma adaptação dos livros para tela praticamente só respeitam o nome, todo o restante é alterado. Sofia realmente deu vida as páginas do livro, fazendo pequenas alterações que realmente não mudaram a trama. Sofia realmente deu vida as páginas do livro, fazendo pequenas alterações que realmente não mudaram a trama. E claro tivemos a atuação de Kirsten Dunst como Lux, a minha Lisbon favorita.
O filme/livro conta a história de alguns garotos que tentam descobrir o porquê de naquele fatídico ano as 5 meninas Lisbon se matarem. Os meninos juntaram fotos, documentos, e entrevistas para tentar, em vão, conseguir respostas a certas perguntas irrespondíveis.
A primeira a tentar é Cecilia Lisbon, a mais jovem do grupo. Cecília tem apenas 13 anos quando é encontrada na banheira de sua casa mergulhada no próprio sangue, com a imagem de uma santa na mão e a lâmina que usou em cima do vaso. Porém, os paramédicos chegam a tempo no hospital e a salvam. Após isso, Cecília passa por consultas psiquiátricas e ao voltar para casa, os pais agem como se nada tivesse ocorrido.


- Você não tem idade suficiente para saber as coisas ruins da vida.
- Obviamente, Doutor, você nunca foi uma menina de 13 anos.
Uma grande questão no filme é essa, os garotos nunca vão entender os motivos das mortes das lindas meninas Lisbon, por que afinal, eles são garotos. Como Cecília disse na foto acima: "Obviamente, Doutor, você nunca foi uma garota de 13 anos."
Após a morte da mais nova, a Sra. Lisbon passa cada vez mais a prender as meninas dentro de casa, como se o mundo exterior foi o que fez com que sua caçula se suicidasse. Em certo ponto do filme/livro ela acaba por tirar as meninas da escola cortando assim qualquer contato com o mundo exterior. Posteriormente os meninos descobrem que o único contato com o mundo das meninas é por meio de catálogos. Os quais eles passam a comprar e imaginar o que as Lisbon estariam pensando deles. O filme termina com um quê de mistério, pois certas perguntas continuarão para sempre sem resposta.
Por aqui encerro a minha resenha dizendo, novamente, que Sofia Coppola não me decepcionou com sua estreia no mundo do cinema.


P.s.: Aqui se encontra o link do livro no Skoob para quem 
se interessar em ler.
- Isa

Um comentário:

  1. Obrigada a você, Juliano. Fico feliz que tenha se interessado.
    Não, eu nem conhecia, vou dar uma pesquisada, obrigada pela dica :)
    - Isa

    ResponderExcluir