Slide

Emma - Jane Austen

12 julho 2013

Título original: Emma
Autora: Jane Austen

Editora: Martin Claret
Compare preços: Buscapé
Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti- la, Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração. Marcado pela inigualável ironia de Jane Austen e repleto de diálogos geniais, Emma é um retrato vívido da situação das mulheres na Inglaterra do início do século XIX.

Eu tenho uma grande queda por romances que se passam na Inglaterra, ainda mais em na época de 1800, não me importo se foi escrito atualmente ou no passado só sei que sempre os amo. E com Emma não foi diferente, Jane como sempre soube transformar amor em palavras. A primeira obra que li da autora foi Orgulho e Preconceito, que sempre será meu xodó em relação a ela, mas ele quase perdeu o lugar para Emma.
Emma, a obviamente personagem principal, tem uma personalidade muito forte. Ela é a dona da verdade, por assim dizer. Em alguns momentos do livro cheguei a odiá-la mas ao final não tinha como não amá-la. Emma é uma menina doce, que sempre quer o bem de todos, principalmente daqueles que ama. Jane Austen a descreve dessa maneira:


É o tipo de "heroína que ninguém, além dela própria ira gostar muito."

Isso é logo botado abaixo pela legião de fãs que a adorável srta. Woodhouse tem. No início do livro é possível perceber essa característica de 'dona da verdade', quando ela fica tentando dar uma de casamenteira. Sua primeira tentativa - que é num período antes do início do livro - deu certo, e logo ao se tornar amiga de Harriet Smith ela quer tentar novamente. Ela acaba por se meter e meter sua amiga Harriet em situações um tanto constrangedoras por causa de sua personalidade.
Sua melhor amiga, a srta. Taylor, atual sra. Weston, acaba de se casar e se muda de sua casa para morar com o marido. Fato que o sr. Woodhouse, pai de Emma, lamenta muitíssimo. E o filho do primeiro casamento do sr. Weston, é muito esperado pelo casal, e pelas famílias que moram em Highbury.
Assim que ele chega se torna amigo íntimo de Emma, o que traz muita felicidade para família Weston que deseja um casamento entre os dois. Porém Emma tem uma convicção de nunca se casar para o bem-estar do pai. Essa amizade rende muito assunto e muitos consequências depois. Eu, tinha esperanças que ela se cassasse com o sr. Knightley, mas com a chegada de Frank Churchill, o filho do sr. Weston mudei de opinião. Porém ao longo do livro tomei grande raiva do sr. Churchill e voltei a admirar o sr. Knightley.
O livro é adorável, é uma leitura mais lenta pra quem não está acostumado com a escrita do século XIX, mas logo você irá se apaixonar por Emma, e os personagens descritos no livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário