Slide

Filme - A Pequena Loja de Suicídios

17 setembro 2014

Título original: Le Magasin des Suicides
Ano: 2012
Diretor: Patrice Leconte
Duração: 1h25min
Gênero: animação, comédia
Em uma cidade triste e depressiva, as pessoas não tem mais passatempos, e o comércio mais lucrativo é uma loja com produtos para suicídio. São cordas, venenos e outros instrumentos para ajudar cada cidadão a encurtar sua vida. O único problema é quando a proprietária da loja engravida e dá à luz a um filho alegre, repleto de vida. Grandes problemas esperam estes pobres comerciantes...

Incomum. Acho que essa é a palavra certa para descrever o filme. Ele começa com um homem tentando se suicidar na rua e ele é salvo por outro senhor. E este o adverte, se suicidar em via pública gera multas. E  assim ele o leva numa pequena viela, onde conhecemos o centro da nossa história: Le Magasin des Suicides, a loja da família Tuvache. 
Foto
Conhecemos os principais personagens da trama: o chefe da família, Mishima, sua esposa Lucrèce e seus filhos, Marilyn e Vincent. Falta apenas um, que ainda nesse início não nasceu: Alan. Este último que irá mudar a vida dessa família e dessa cidade.
Ele é um bebê sorridente e alegre, completamente o oposto de sua família e é tomado com a ovelha negra. Em uma das cenas Alan desenha toda a sua família alegre e sua mãe o repreende por isso e diz que deveria desenhar como o irmão, que desenhou algo sombrio com uma pessoa se enforcando numa árvore. 
Eu vi esse filme por curiosidade. A sinopse não é das mais instigantes, mas mesmo assim quis entendê-lo melhor. Nele, pelo menos no meu ponto de vista, vimos o consumismo evidenciado. O suicídio virou algo banal e até mesmo "mercadoria".
Não sei se todos os filmes franceses são assim, contudo este me deixou com uma impressão diferente do que os filmes norte-americanos deixam. E sabe a quem me lembrou o filme? Tim Burton, parece uma coisa que ele adoraria participar. 
A minha única crítica ao longa, foi o fim. Achei ele um tanto clichê, entretanto isso é compensado por todo o resto que é algo original. Eu gostei do filme, porém não o recomendo para crianças. Mesmo sendo uma animação, o conteúdo não é minimamente apropriado.

4 comentários:

  1. Que filme... peculiar. Original, também. Gosto bastante de filmes franceses - e europeus no geral. São diferentes dos blockbusters norte-americanos. Parecem mais preocupados com o roteiro do que a estética e o CG. Achei interessante esse, vou procurar!

    bjos,
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então me dá umas dicas? To querendo ver mais, mas nem sei por onde começar. Eu achei tão diferente do que sempre vejo, nem sei se realmente gostei ou não. Preciso ver mais, pra poder me decidir.
      Obrigada pela visita, beijos, Isa

      Excluir
  2. Minha nossa..pera eu ri com o começo do filme.. "se suicidar em via pública gera multas" achei engraçado.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! E ainda tem uma cena que um homem se suicida, daí chega a polícia, e jogo um papelzinho de multa, mega bizarro.
      Obrigada pela visita ♥
      Beijos, Isa

      Excluir