Slide

Gone: o mundo termina aqui - Michael Grant

04 setembro 2014

Título original: Gone
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
Num piscar de olhos, todos desaparecem, somem. Só restam os mais jovens: adolescentes e crianças. Nenhum adulto. Não existem mais professores, nem policiais, nem médicos, nem pais. E de repente, também não há telefones, nem internet, nem televisão. Não há como descobrir o que aconteceu. Nem como conseguir ajuda. A fome é uma ameaça. Os valentões tentam dominar todos os outros. Uma criatura sinistra está à espreita. Os animais estão sofrendo mutações, e os próprios jovens estão mudando, desenvolvendo novos talentos - poderes inimagináveis, perigosos, mortais -, que ficam mais evidentes a cada dia. É um mundo novo e aterrorizante. Cada um terá de escolher seu lado para a batalha que se aproxima. Os moradores locais contra os riquinhos de um internato nos arredores. Os fortes contra os fracos. As aberrações contra os normais. E o tempo está acabando: no dia do seu aniversário, você pode desaparecer, como todos os outros.

 Encontrei Gone da maneira como encontro a maioria dos livros: fuçando no Skoob. Isso lá por meados de 2012 e fiquei encantada com a sinopse. Achei tão interessante! Coloquei na minha lista de vou ler e deixei na minha listinha mental de preciso comprar. Até que a minha amiga disse que tinha ele e me emprestava. Fiquei super feliz! Com ele vieram outros três livros que eu tinha muita curiosidade também e por isso deixei ele meio de lado. Mas então vieram outras leituras e outras e eu nunca conseguia sentar e ler ele. Até que na semana passada eu consegui.
Num minuto o professor estava falando sobre a Guerra Civil. No minuto seguinte, desapareceu.
Assim.
Sumiu.
Sem nenhum "puf". Sem clarão de luz. Sem explosão.
 A história é sobre Sam Temple. Um garoto que vive em Praia Perdida, estava na aula de história e então seu professor some. Do nada. Simplesmente desaparece. Sam e seus colegas olham uns para os outros e riem nervosamente entre si achando que é apenas uma pegadinha do professor. Que ele vai voltar e explicar como tinha feito aquilo. Até que a porta se abre e não é o professor que entra e sim Astrid Alliston, conhecida como Astrid Gênio.
 Após a alegria inicial, pouco a pouco todos começam a notar que aquilo não era um fato isolado e percebem que todos acima de 14 anos desapareceram. O pânico vai se instalando lentamente. Incêndios acontecem, crianças se machucam e carros batem uns nos outros pela sua falta de motoristas.
 E é aí que Sam aparece. Sam é um garoto comum, aspirante a surfista e muito... perfeitinho. Só que Sam já era conhecido por outros feitos heroicos antes e agora é o momento perfeito para ele demonstrar liderança e guiar as outras crianças no meio dessa confusão. Só que isso não acontece. Sam tem medo. Ele tem algumas habilidades especiais e tem medo que possa machucar alguém ou se corromper. Ser uma pessoa ruim. E por mim tudo bem, mas eu não suportava a manha que ele tinha. As pessoas precisavam dele e ele se recusava a ajudar.
"Quero... - Ele abriu os braços, um gesto de desamparo. - Só quero surfar."
 Oh really? Bem, novidades para ti cara: as circunstâncias são outras. Agora vocês tem novas prioridades e as pessoas precisam de alguém que ajude elas. Quinn, melhor amigo de Sam, realmente é um babaca do começo até o fim. Acho que a palavra que definiria ele seria: recalque. Ô guri recalcado. Não suporta ver o Sam fazer nada, fica toda hora mandando indireta e enchendo o saco.
 Adorei Astrid e Edilio. Astrid é super inteligente e realmente sabe o que dizer, mas precisa ter mais iniciativa girl power. Edilio é um querido e um ótimo amigo. Ele ajuda seus amigos custe o que custar e é bem esperto.
 As coisas começam a acontecer muito rápido. Caine chega com sua comitiva e simplesmente assume o controle de Praia Perdida, já que Sam se recusava a fazer. Depois disso eles descobrem que estão em uma bolha, os animais estão sofrendo mutações e eles também.
O enredo começa a ficar entediante e meio previsível nesse ponto eu lia o livro por obrigação de terminar mesmo. Felizmente nas últimas 150 páginas, acontece uma reviravolta que deixa a história com um ritmo mais rápido e gostoso de ler. É um livro que vale a pena ser lido se você tem um pouco de paciência. Estou bem curiosa a respeito dos próximos livros, como o autor vai amadurecer a história e os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário