Slide

Recomendo - Academia de Vampiros

20 setembro 2014

ladymilli
É difícil falar dessa série e tentar passar pelo menos um pouquinho do quanto ela é maravilhosa. Vou tentar mas por favor, leiam os livros. Não há palavras para descrevê-los.
Esta é a história da Rose. Rose Hathaway. Seu mundo gira em torno de Lissa, sua melhor amiga. E além dessa amizade há um mundo de vampiros.Toda a história tem uma mitologia e cultura próprias então para vocês tentarem entender vou explicar resumidamente ok?


Os vampiros são divididos entre duas "raças": Moroi e Strigoi. Os Moroi são os vampiros "do bem". Eles já nascem vampiros (somente de uma união Moroi/Moroi) e podem praticar magia dominando qualquer um dos quatro elementos naturais. Eles tem uma política muito forte e uma sociedade dividida em uma realeza. Por isso, eles são corruptos. Existem muitas coisas que rolam por baixo dos panos e muita gente é prejudicada por essa realeza.
Os Strigoi são os vampiros do mal, pois não tem humanidade. Eles não podem ser gerados, apenas criados. Um Moroi pode se tornar um Strigoi se matar uma pessoa enquanto toma seu sangue, então ele perde suas habilidades mágicas. Porém qualquer pessoa pode se tornar Strigoi. Até humanos. Para isso tem de ser transformado por outro Strigoi. Esse tipo de vampiro é extremamente sedento de sangue e o preferido é o Moroi. Por isso existem os Dampiros.
Dampiros são os filhos de Moroi/humano ou Moroi/Dampiro. Eles não podem se reproduzir em uma relação Dampiro/Dampiro. Eles são os protetores dos Moroi nessa batalha eterna contra os Strigoi e são treinados desde pequenos para esse trabalho.
Rose e Lissa eram estudantes da Academia São Vladimir, uma escola que ensina tanto Moroi quanto Dampiros. Os Moroi aprendem a dominar seu elemento latente e sobre política. Os Dampiros aprendem diversas formas de matar Strigoi e proteger os Moroi. Só que alguém está perseguindo Lissa, o que faz as duas fugirem da escola. Porém elas são descobertas e obrigadas a voltar para a São Vladimir.
E esse foi um resumo ridículo do começo da série.
O que eu mais gosto na história é definitivamente a qualidade da cultura e da mitologia envolvidos nela. Interessante é eufemismo. Acho que vocês já notaram o quanto eu gosto de mitologia né? Enfim, é muito legal ver como a autora trabalhou tão bem ela.
E a outra coisa que eu mais gosto são os personagens. Eles são magníficos. Rose e Sydney são as minhas favoritas. Rose é sem dúvida uma garota forte. Além de ser super engraçada e linda. Ela faz besteira? Sim. E muita. Tantas a ponto de você querer matar ela lenta e dolorosamente. Mas ela sempre acaba achando uma solução no final (apesar de demorar bastante para ver coisas bem óbvias). 
A relação Dimitri e Rose é... enlouquecedora. Você sofre horrores pelos dois e torce para eles ficarem juntos com toda a vontade.
Mas Vampire Academy não é só isso. É muito mais complexo. Mas não tem como eu explicar tudo sem dar spoilers então, vou deixar por isso mesmo. Nos três primeiros livros você não vai entender esse amor que a maioria das pessoas tem por esse série (inclusive eu, óbvio rs). A partir do quarto livro você vai compreender exatamente o porquê. Apenas tenha paciência. Ah, e apesar de os três primeiros não serem tão bons quanto os três últimos eles são muito divertidos de ler.
Esse ano foi lançado o filme do primeiro livro da série, mas a exibição foi cancelada aqui no Brasil (WHYYY) e o filme flopou nos outros países apesar de eu ouvir muitos elogios sobre ele. Qualquer dia eu assisto e trago uma resenha para vocês.
E após Vampire Academy/Academia de Vampiros temos outra série que se passa no mesmo mundo só que algum tempo depois do final do 6º livro de VA, que é Bloodlines. Nela temos como foco alguns personagens que já aparecem em VA. Eu ainda não li Bloodlines mas a ansiedade pra ler está me corroendo por dentro. Eu apenas necessito ler o quanto antes.
Enfim, não se deixem influenciar pelo meu resumo idiota porque ele não transmite tudo o que a história é. Nem de longe. Leiam os livros ok? Eles são demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário