Slide

Endgame: O Chamado - James Frey e Nils Johnson-Shelton

25 fevereiro 2015

Título original: Endgame - The Calling
Autores: James Frey e Nils Johnson-Shelton
Editora: Intrínseca
Compare preços: Buscapé

Tudo começa quando imensos meteoros caem em cidades diferentes ao redor do globo terrestre, trazendo não só morte e destruição como também um sinal para 12 jovens com idades entre 13 e 20 anos. Eles sabem que o Endgame está prestes a começar. Eles são descendentes de 12 linhagens distintas que aguardaram milhares de anos por este momento. São os Jogadores. As regras são simples: eles precisam achar três chaves escondidas ao redor do planeta. O vencedor garante a sobrevivência da sua linhagem. Todos os outros morrem. Este é o Endgame.
Atraídos até Xian, na China, os Jogadores encontram-se com um ser misterioso que explica a eles a natureza do Jogo. Cada um deles recebe um enigma, mas nenhuma regra é apresentada. No Endgame tudo é possível. O que se segue a esse encontro definirá tudo que está por vir. A primeira jogada será a mais importante. Alianças serão feitas, Jogadores serão mortos e a corrida pelo destino do mundo terá início.
Esse livro é demais. Desculpem, não tem como começar a resenha de outro jeito. Se você vai ler ela se prepare para ler só elogios para esse livro, que além de cativante é inovador. A capa é magnífica, o prólogo já te prende ao livro mas o mais legal de tudo são os personagens. Ou melhor, o quão reais são os personagens. 
O livro não tem um protagonista, ele foca em todos os jogadores (e alguns não-jogadores também) com uma maestria que me deixou surpresa. Realmente a divisão de capítulos foi bem justa e o melhor de tudo é que mesmo se você não goste de algum personagem (Marcus, Baitsakhan, Maccabee... Tô falando de vocês mesmo) os capítulos não são extensos. Cada jogador é diferente e nenhum é inocente (até rimou haha). O desenvolvimento dos personagens foi muito legal de se ler e todos tem personalidades muito fortes. Acho que o mais legal da história toda é que, mesmo com aliens e tal, os autores quiseram enfatizar que todos os Jogadores são humanos. Alguns tem fraquezas (físicas ou emocionais) e isso deixou o livro super realista. Outro ponto também em que enfatizaram isso, é a facilidade com que alguns morrem, explorando a fragilidade humana. Endgame é sobre humanidade.
A vida não é o mesmo que a morte.
Sobre os enigmas ao longo do livro, nem preciso dizer que eu amei né? Pra quem já leu Sherlock Holmes ou Legend e gosta dessa pegada mais investigativa e intelectual vai se identificar bastante. E se você não está acostumado acho que Endgame é um ótimo livro para começar sobre esses gêneros porque, apesar de complexo, ele tem uma escrita muito simples e fluída. O livro é em 3ª pessoa e a diagramação é super interessante pois não possui parágrafos mas não incomoda nem um pouco. 
Endgame prometeu e cumpriu. Me deixou cativada até o final, me instigou e me surpreendeu! Pra quem me conhece sabe como é difícil um livro me surpreender, mas Endgame conseguiu em vários aspectos. Principalmente por existir casais no livro que você shippa com a sua alma. Achei isso o sentimentos mais humano em todo o livro: a capacidade de encontrar o amor em tempos difíceis.
No final, só ficou aquele gostinho de quero mais e a apreensão para o que os autores estão planejando para o segundo livro (there will be dark times in front of us).
Uma curiosidade é que o Jogo é real! Sim, não a parte das mortes e tal, mas realmente existe um quebra-cabeça e um site onde você pode resolver e ganhar 500 mil doláres! Sério! Para participar tem que ler o livro porque as pistas estão lá, desvendar o mistério e publicar no site. O concurso termina dia 07/10/2016 ou quando alguém o resolver, o que acontecer primeiro.


Você já leu? Quer ler? Deixa sua opinião aí em baixo.
E não se esqueça de seguir a gente no instagram :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário