Slide

Filme - As Virgens Suicidas

26 junho 2013

Título original: The Virgin Suicides
Ano: 2000
Diretora: Sofia Coppola
Duração: 1h36min
Gênero: Drama
Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.





Desde que li o livro no qual é baseado o filme, fiquei louca pra vê-lo. E Sofia Coppola não me decepcionou, mesmo sendo seu primeiro filme. O que de fato me surpreendeu bastante, pois existem vários diretores com nomes de peso que ao fazerem uma adaptação dos livros para tela praticamente só respeitam o nome, todo o restante é alterado. Sofia realmente deu vida as páginas do livro, fazendo pequenas alterações que realmente não mudaram a trama. Sofia realmente deu vida as páginas do livro, fazendo pequenas alterações que realmente não mudaram a trama. E claro tivemos a atuação de Kirsten Dunst como Lux, a minha Lisbon favorita.
O filme/livro conta a história de alguns garotos que tentam descobrir o porquê de naquele fatídico ano as 5 meninas Lisbon se matarem. Os meninos juntaram fotos, documentos, e entrevistas para tentar, em vão, conseguir respostas a certas perguntas irrespondíveis.
A primeira a tentar é Cecilia Lisbon, a mais jovem do grupo. Cecília tem apenas 13 anos quando é encontrada na banheira de sua casa mergulhada no próprio sangue, com a imagem de uma santa na mão e a lâmina que usou em cima do vaso. Porém, os paramédicos chegam a tempo no hospital e a salvam. Após isso, Cecília passa por consultas psiquiátricas e ao voltar para casa, os pais agem como se nada tivesse ocorrido.


- Você não tem idade suficiente para saber as coisas ruins da vida.
- Obviamente, Doutor, você nunca foi uma menina de 13 anos.
Uma grande questão no filme é essa, os garotos nunca vão entender os motivos das mortes das lindas meninas Lisbon, por que afinal, eles são garotos. Como Cecília disse na foto acima: "Obviamente, Doutor, você nunca foi uma garota de 13 anos."
Após a morte da mais nova, a Sra. Lisbon passa cada vez mais a prender as meninas dentro de casa, como se o mundo exterior foi o que fez com que sua caçula se suicidasse. Em certo ponto do filme/livro ela acaba por tirar as meninas da escola cortando assim qualquer contato com o mundo exterior. Posteriormente os meninos descobrem que o único contato com o mundo das meninas é por meio de catálogos. Os quais eles passam a comprar e imaginar o que as Lisbon estariam pensando deles. O filme termina com um quê de mistério, pois certas perguntas continuarão para sempre sem resposta.
Por aqui encerro a minha resenha dizendo, novamente, que Sofia Coppola não me decepcionou com sua estreia no mundo do cinema.


P.s.: Aqui se encontra o link do livro no Skoob para quem 
se interessar em ler.
- Isa

2 comentários:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você, Juliano. Fico feliz que tenha se interessado.
      Não, eu nem conhecia, vou dar uma pesquisada, obrigada pela dica :)
      - Isa

      Excluir