Slide

Quem é você, Alasca? - John Green

14 junho 2013

Título original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Compare preços: Buscapé
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.


Estou completamente apaixonada por esse livro, e também pelo autor dele, John Green.
Em Quem é você, Alasca?, Miles acaba de entrar no colégio interno e logo no primeiro dia torna-se amigo do Coronel e conhece a Alasca. Ela se tornou a minha personagem favorita de cara. Ela é divertida, irônica e adora ler. Miles logo se apaixona por ela, porém ela tem um namorado e é completamente fiel a ele. Assim, ela acaba por arrumar uma namorada para ele.
O livro é divido em duas partes o Antes e o Depois, quando comecei a ler, imaginei que a divisão seria algo como antes e depois das férias, ou antes e depois do colégio interno. Por fim, o Antes e o Depois, é algo muito mais trágico.
No início do livro, há uma pequena 'guerra' entre os bolsistas e os "Guerreiros de Dia de Semana", que são os alunos ricos, que ocorre desde antes da chegada de Miles no internato. Mas nesse ano, os trotes foram intensificados, pois todos querem saber quem dedurou dois namorados no ano anterior, ninguém sabe, pois a garota era uma bolsista e o garoto um Guerreiro de Dia de Semana.
Spoilers
Esse é um tipo de livro que é praticamente impossível fazer uma resenha sem spoilers, então o subtítulo está ali para aqueles que ainda não leram o livro. Como é um imenso spoiler, recomendo quem só leu o livro ler essa segunda parte da resenha
...
Como disse na primeira parte da resenha, o livro é dividido o Antes e o Depois, o que define isso é a morte de Alasca.
Numa noite no quarto de Alasca, Coronel e a mesma começam a beber, até ficarem bem bêbados. Ao pararem de beber, Alasca decide que eles devem jogar Verdade ou Consequência, e pergunta ao Miles qual ele escolhe. Ele escolhe Consequência, ela simplesmente responde "Me beija", e assim eles começam a se beijar. Depois de um longo tempo se beijando, eles vão se deitar.
No meio da noite, Alasca os acorda com o barulho da porta batendo e diz desesperadamente que precisa sair dali. Miles e Coronel criam um distração, para que ela possa sair sem ser pega pelo Águia, nome pelo qual eles chamam o reitor.
No dia seguinte, eles recebem a noticia, Alasca morreu num acidente de carro, bateu direto num carro de polícia que estava parado na estrada. Miles e Coronel, passam muito tempo se sentindo culpados, por não tê-la impedido, e assim começam uma jornada para descobrir se a morte de Alasca foi acidental ou não.
Mesmo tendo acontecido algo tão trágico, se tornou um dos meus livros favoritos. Acho que a tragédia da morte de Alasca, o tornou mais real, como se pudesse ser a história do seu melhor amigo ou do seu vizinho. Acho que o John consegue passar isso muito bem para os livros dele, essa ideia de que pode ter acontecido com qualquer pessoa. Por fim, depois dessa extensa resenha, quero deixá-los com uma das minhas citações favoritas desse livro.
"Por que você fuma tão depressa?”, perguntei.Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo um encantamento de uma criança na noite de Natal e disse: “Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer.”


- Isa

4 comentários:

  1. Comecei, mas parei a leitura :\
    Maas, bateu a vontade de pegar o livro pra ler e ir até o fim! haha *-*
    Seguindo teu blog, adorei! <3

    http://bloglostinwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada. Leia sim, eu achei um ótimo livro. Espero que volte mais vezes (:

      Excluir
  2. acabei de ler o " QUEM É VOCÊ ALASCA?''..... omg q q isso to me segurando pra não chorar!! muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo!!! Obrigada por comentar, volte sempre :)

      Excluir