Slide

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

07 julho 2013

Título original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupèry
Editora: Agir  
Compare preços: Buscapé
Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro,o homem-menino.


Quem nunca leu ou ouviu falar d'O Pequeno Príncipe? O famoso livro das misses. O livro de criança e de adulto também. Todos que leram adoraram O Pequeno Príncipe, e eu não fico de fora dessa categoria.
Eu lembro da primeira vez que fui lê-lo e não entendia nada, reli umas 3 vezes as primeira e segunda páginas não entendi nada e deixei o livro de lado. Há um ano ou dois atrás resolvi tentar lê-lo de novo, e não deu outra, me apaixonei pelo livro e todas as suas metáforas. Eu sou completamente apaixonada pela parte em que a raposa explica o que é cativar.


[...]Tu procuras galinhas ?
- Não - disse o príncipe. - Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar" ?
- É algo quase sempre esquecido. - disse a raposa. - Significa "criar laços" ...
- Criar laços ?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda a mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...



A raposa explica algo tão grandioso, tão 'esquecido' de uma forma tão simples e bonita, que me cativou de um jeito encantador. Na verdade todo o livro me cativou, como há algum tempo minha professora disse: "Quando você é criança, você faz um tipo de leitura d'O Pequeno Príncipe, quando fica mais velho outra e quando adulto outra." A cada vez que você lê um livro, você o interpreta de uma maneira diferente. E eu espero que eu leia ele mais muitas vezes.
- Isa



Nenhum comentário:

Postar um comentário