Slide

Destino - Ally Condie

30 julho 2013

Título original: Matched
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Compare preços: Buscapé
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

 Sempre quando ouvi alguém comentar sobre Destino, as pessoas eram só elogios. Até que um dia finalmente tive o livro em mãos e o li, apesar de estar um pouco cética em relação à ele. 
Não vou desmerecer a autora, o livro é muito bem pensado, mas acho que ela pecou sim em algumas partes. Como por exemplo a atitude da Cassia em algumas horas, que eram bem desnecessárias. Mas na verdade eu gostei do modo como Ally escreveu sobre Cassia se descobrindo e descobrindo o seu mundo, apesar das suas lamentações.
Não tem muitas cenas de ação, é mais auto descoberta e etc, mas tem muitas cenas românticas. Ky é um fofo e a sua relação com a Cassia é uma fofura só. Apesar da Cassia fazer muita besteira.
Eu já li até o segundo livro e o triângulo Ky, Cassia e Xander evolui bem mais. O primeiro livro não é tão bom quanto o segundo, mas serve para nós termos uma pequena noção da situação em que Cassia vive.
O livro se divide em partes eletrizantes e calmas, fazendo das calmas até um pouco entediantes. Acho que foi nisso que a autora pecou. Quanto a Sociedade e seus meios de viver, acho que ela acertou em cheio. É bem interessante na verdade, mas acho que é um tipo de livro para se ler em um dia de chuva e enrolada em um cobertor.
- Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário