Slide

Filme - Os instrumentos mortais: Cidade dos Ossos

28 agosto 2013

Título original: The mortal instruments: City of Bones
Ano: 2013
Diretor: Harald Zwart
Duração: 2h10min
Gênero: Aventura, fantasia, ação
Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.
Acho que não é nenhum segredo que eu sou uma imensa fã do trabalho de Cassandra Clare e obviamente uma Shadowhunter (Caçadora de Sombras) assumida. Porém foi por meio do filme que eu foi acabar conhecendo a série.
Pois é, ano passado eu havia visto o trailer, achei legal, mas não fazia ideia que era baseado em um livro. Mas foi em janeiro desse ano que eu descobri tudo isso e desde então tenho visto todo o material que saiu do filme e fiquei esperando ansiosamente (e bota ansiosa nisso) o filme.
Eu vi o filme no dia de estreia mundial e quando as luzes da sala de cinema se apagaram eu simplesmente me foquei na tela a minha frente e assisti o que eu posso chamar de uma das melhores adaptações de todos os tempos.
Existe um grande medo particular meu de adaptações pelo simples fato de dar tudo, tudo errado (Percy Jackson e o Ladrão de Raios é um bom exemplo disso). Só que como eu vinha acompanhando todo o trabalho da produção, direção etc sobre o filme, eu realmente tinha altas expectativas de que dessa vez, não me decepcionaria nem por um segundo. E eu não poderia estar mais completamente certa!
Foram as duas horas e dez, talvez quinze minutos, que passaram voando e eu nem percebi em toda a minha vida. Saí da sala de cinema querendo comprar um ingresso para a próxima sessão.


Quando o filme começou eu mal podia acreditar. Tudo o que eu amo tanto ganhando vida bem na minha frente é algo realmente emocionante, principalmente quando é feito com tanto amor e carinho. O roteiro não me decepcionou nem um pouco e muitas vezes me surpreendeu demais mostrando cenas inéditas e diálogos muito engraçados.

"Isabelle: Alec! Ela não está ótima?
Alec: Ela se parece com alguém cujo número de telefone deve ser escrito em uma parede do banheiro." 

As cenas de ação foram impecavelmente bem feitas e eletrizantes. Os efeitos como eu já sabia que seria, foram excepcionais, todos com muitos detalhes e por vezes dando muito medo. E apesar de muitos reclamarem, eu achei que a trilha sonora casou muito bem com as cenas do filme, principalmente no beijo de Jace e Clary.

   
O elenco foi simplesmente perfeito, mas isso seria um sinônimo. Cada ator interpretou tão bem o seu personagem que eu até pensei que Cassandra Clare havia se inspirado neles para criar seus personagens. Eu amei todos e amei mais ainda a interação fácil entre eles.
E para finalizar: sim, houveram mudanças. E muitas. Mas eu acho que elas foram necessárias para dar ritmo ao filme e fazer tudo ser mais fácil para o entendimento dos não-fãs. Se vocês ainda não viu o filme, vá com a mente aberta para essas mudanças, lembrando sempre que isso é uma adaptação do livro e jamais será igual ao livro. E se você quiser saber, as mudanças foram as coisas que eu mais gostei do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário