Slide

Recomendo: Eu me chamo Antônio

04 novembro 2013

Foto
Eu não conheço muitas pessoas que ainda não tenham pelo menos ouvido falar do Antônio, mas mesmo assim vim mostrar para vocês um pouco de seu trabalho, sua história e a minha paixão pela sua arte. Clique em Leia mais para descobrir.

Foto
Eu não me lembro muito bem como encontrei a página do Antônio, mas sei que, quando a encontrei, foi amor à primeira vista. Sem piscar. A imagem acima é do primeiro guardanapo que eu vi do trabalho dele e ele me enche de emoções até hoje.
Você deve estar pensando: Guardanapo?
Sim, o Antônio faz arte em guardanapos de bar. Foi onde tudo começou. Aliás, começou com esse mesmo guardanapo aí de cima.

"Lembrei o mês exato em que ele nasceu. O dia, não. Mas era outubro do ano passado. Eu trabalhava na Barra da Tijuca. Minto. Um pouco depois. Trabalhava no inferno. Minto. Um tiquinho antes. Mas era sexta-feira. Isso é verdade. O trânsito era caótico (continua sendo!). A verdade prossegue. Ah, e pra melhorar: chovia torrencialmente. Assim que desci do ônibus, após quase quatro horas de viagem, parei no bar e pedi um chope para me acalmar.
 [...]
Foi no meio desse caos urbano e boêmio que nasceu este guardanapo. Não foi o primeiro que postei nas redes sociais, mas foi o primeiro que me fez enxergar que mais pessoas poderiam valorizar a poesia do descartável. O traço ainda era sem personalidade definida. As letras ainda eram mais tímidas do que eu e pareciam querer se encolher, sumir naquele pedacinho de papel.
[...]
Entrei para tomar um chope. Saí com uma ressaca de poesia." 

Então é isso. Depois de um tempo ele começou a fazer cada vez mais guardanapos com arte e após um período, criou a página no Facebook Eu me chamo Antônio.
Eu gostaria de postar todos os meus guardanapos preferidos dele aqui, mas como são muitos iria fazer com que o post se tornasse enorme. Mas, fica aqui o link da página para adentrarem no mundo do Antônio e, consequentemente, o meu e de outras milhões de pessoas.
Sua característica de poeta e brincador de palavras é tão aconchegante e firme que me faz ter a sensação de que não estamos sozinhos neste mundo. Ele despeja os sentimentos (tão parecidos com os meus) em um pedaço descartável de guardanapo (uma coisa tão frágil, tão delicada) e eu absorvo esses sentimentos e os misturo com os meus, fazendo com que muitas vezes eu me emocione ao ler suas palavras. E se isso soa muito brega, eu não ligo.
Outro ponto é que, ao ver os comentários dos leitores a cada foto de guardanapo você vê outros poetas inspirando-se no Antônio e postando a "continuação" do poema ou até fazendo outro com o mesmo tema.
E uma das melhores notícias desse ano foi que, no dia 21 de novembro, Pedro Gabriel Antônio vai lançar seu livro. Sim! A Intrínseca que vai publicá-lo e aqui está disponível as primeiras páginas do livro.
Espero que adorem este Recomendo como eu adorei faze-lo pois os guardanapos do Antônio são realmente especiais. Até o próximo recomendo.
- Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário