Slide

A Arma Escarlate - Renata Ventura

22 dezembro 2013

Título original: A Arma Escarlate
Autora: Renata Ventura
Editora: Novo Século
Compare preços: Buscapé
O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.


Heey pessoal, quanto tempo, certo? Peço mil desculpas. Por causa dessas chuvas aqui no Rio fiquei sem luz e quando voltou descobri que estava sem computador. Demorou um pouco mas eu e a Nessa resolvemos, e vamos continuar postando. Bom, pelo título já viram o que vou resenhar e pra quem leu minha última resenha, aqui, eu tinha falado que resenharia Espera da Maggie Stiefvater. Mas depois de terminar A arma escarlate não consigo pensar em outra coisa, pra quem acompanha o blog um tempinho sabe que estou tentando ler mais livros brasileiros, e por enquanto estou adorando. André Vianco foi maravilhoso, não gostei da Carolina Munhóz, nem terminar o livro consegui e por último Renata que me recompensou pela Carolina. Enfim, pra quem não sabe ou não leu a sinopse ali em cima. A arma escarlate, se passa aqui no meu tão amado Rio de Janeiro. E teve inspiração na famosa obra de J. K. Rowling: Harry Potter. Idá mora no morro Dona Marta e a história se passa em 1997, se não me engano. Jurado de morte pelos traficantes do morro, Idá vê na carta da Escola de Magia Korkovado uma nova oportunidade de vida. Assim foge do morro, quase sem dar explicações pra sua pequena família e tenta chegar no misterioso endereço da escola. Após encontrar outros bruxos, eles lhe indicam um lugar chamado SAARA para poder comprar seu material. Imaginem uma feira, misturada com shopping na véspera de Natal, bom, essa é minha pequena imagem do SAARA. Depois disso, Idá vai para a escola e lá muda seu nome para Hugo Escarlate, negando suas origens. Foi por ai que eu comecei a ter raiva dele, porém eu decidi que não gostava dele depois das férias, vocês entenderão quando lerem. Mas, depois que ele começa a tentar a resolver o problema junto outra personagem eu comecei a perdoá-lo. Um ponto que não mencionei acima, foi a "guerra" particular da escola: Pixies x Anjos. Os Anjos são os mais certinhos que insistem ainda em seguir o modo europeu escolar, incluindo roupas extremamente quentes e a tentativa de fazer feitiços em latim - é, não funcionam aqui. No Brasil eles utilizam as línguas indígenas. Adorei isso -, em contrapartida temos os amados Pixies formados pelo incrível quarteto do qual ao longo do livro Hugo é convidado a participar. Eles lutam por uma escola como o Brasil e menor menosprezo pelos azêmolas (não bruxos). A propósito, os meus personagens favoritos estão todos inseridos nesse grupo: Caimana, Capí e Vinny. Mas também adoro o professor Atlas. A escrita da Renata é simplesmente impecável. Tem um maravilhoso desenvolvimento dos personagens e uma criatividade que da vontade de bater palmas. Estou louca por novos volumes que ela provavelmente lançará sobre as escolas mágicas no resto do Brasil. Nunca vou cansar de recomendar esse livro, é uma imensa prova de que brasileiros escrevem tão bem quanto escritores de qualquer lugar.
- Isa

Nenhum comentário:

Postar um comentário