Slide

Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex

02 setembro 2014

Título: Holocausto Brasileiro
Autora: Daniela Arbex
Editora: Geração Editorial
Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.

Encontrei esse livro acidentalmente no dia do meu aniversário enquanto procurava alguns outros livros na livraria. E assim que vi o título, ele me chamou a atenção. Assim que terminei de ler a sinopse, não tive escolha, tinha que levá-lo. E antes mesmo de chegar em casa comecei a ler. Li, li e li e até agora não consigo crer nos horrores que essas mais de 60 mil pessoas passaram.
Foto
Sinceramente? Parei a leitura na metade e só consegui voltar a ler depois de vários dias. As atrocidades contadas nesse livro me atormentavam ao ir dormir. Por anos a maior parte das pessoas fechou os olhos para o que acontecia em Barbacena. Por anos, homens, mulheres e crianças sofreram dentro dos muros desse "hospital". Sim, hospital entre aspas, pois isso não era um hospital era uma câmara de tortura. Além de tudo, a maior parte dali nem realmente tinha sérios problemas psicológicos. A doença mais grave que eu me lembre que foi citada no livro é a esquizofrenia. 
Nesse livro conhecemos a história de uma moça que foi violentada e obrigada a ir para esse manicômio, por exemplo. Na realidade, a loucura em si, só chegava para essas pessoas quando estavam presos nesse hospital. Afinal, quem não ficaria louco?
Vivendo em condições tão ruins que chamá-las de precárias seria um enorme elogio. Comidas que davam ânsias de vômito, a cama era capim espalhado pelo chão, poucos tinham roupas e as torturas eram diárias. Muitos sofriam choques e por muitas vezes morriam por causa deles. Mulheres que ficavam grávidas eram obrigadas a passar fezes no próprio corpo para os funcionários pararem de espancá-la.
Porém, mesmo depois de tudo isso, nesse livro ainda vemos um pontinho de felicidade. As crianças, agora adultas, recuperadas desses traumas. Uma história de amor nascida dentro daqueles muros. Um reencontro emocionante entre mãe e filho. Este livro me fez ver um pouco da história do nosso país, e fico extremamente feliz de tê-lo encontrado, vou levar para sempre todos esses que sofreram nesse lugar. Espero que agora, depois de terem ganhado voz no mundo da literatura, eles tenham um pouco de paz.

4 comentários:

  1. Sou parceira da Geração e tenho um baita interesse de ler este livro. Gosto de livro com fatos reais, eles me chama atenção. Se falar quê isto faz parte da nossa história.
    Acredito que como você eu iria fazer uma longa pausa, afinal de contas sofrimento sempre me deixa incomoda.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei super chocada por nunca ter ouvido falar dessa parte da nossa história. Leia sim, mas provavelmente irá partir teu coração </3 Obrigada pela visita, Helana.
      Beijos

      Excluir
  2. Pela sua resenha de pra sentir que o livro é forte, eu não conhecia mas vou procurar por ele, a maldade humana não tem limite isso é revoltante
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure, é imperdível. Realmente, eu fiquei revoltada depois de um tempo refletindo. Por que "ninguém" fez nada? Até estou com uma certa raiva das faculdades que compravam os corpos, nem vou tentar entrar nelas. Obrigada pela visita, Pepi :3
      Beijos

      Excluir