Slide

Amanhã: Quando a Guerra Começou - John Marsden

11 setembro 2014

Título original: Tomorrow, When the War Began
Autor: John Marsden
Editora: Fundamento
O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia?
Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.
Amanhã é história de uma aventura extraordinário em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda coragem e ousadia para sobreviver.


 Quando li o primeiro capítulo de Amanhã: quando a guerra começou logo percebi que se tratava de mais um livro focado em adolescentes tentando lidar com uma guerra. Sim, é meio óbvio. O que não é óbvio é que o livro não se trata apenas de política, vencer o vilão e se apaixonar. É muito mais que isso: trata-se sobre auto descoberta, medos, amizade e é claro, amor. Mas tudo isso escrito de uma maneira tão interessante que faz você pensar "Eu também faço isso. Será que eu estou certo(a)?"
Pense bem: você mora em uma cidadezinha do interior e passa o dia ordenhando vacas, cuidando das ovelhas e da colheita. Então você decide passar um final de semana com seus amigos em um acampamento em um lugar onde ninguém que você conhece já esteve e tem alguns rumores bem assustadores. Vocês se divertem muito e até criam algum tipo de laço na viagem. Quando você volta para casa encontra seus cachorros mortos e não consegue encontrar seus pais em lugar nenhum. E isso também acontece com seus amigos. O que você faria?
"Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco.
Não consigo me lembrar de nenhum livro que eu tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com a nossa história. Todos nós tivemos de reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas.
Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz a diferença."
Essa é a história de Ellie, Homer, Corrie, Kevin, Robyn, Fiona, Lee e Chris. O livro é contado em primeira pessoa pela Ellie, quase em forma de diário. Isso realmente me prendeu pois faz parecer muito mais real.
O livro foi publicado em 1996, então prepare-se para walkmans e macarrão instantâneo recém-inventado. E como eles vivem no interior, faz parte do seu dia-a-dia fazer coisas que para mim não são normais. Tostar ovelhas? Cuidar dos cavalos? Dirigir trator? Sim, tudo isso e muito mais. Tudo isso me prendeu ainda mais ao livro, mas o que mais me fascinou foi a dinâmica entre os personagens.
O autor escreve tão bem que realmente fez os personagens parecerem muito reais. Mesmo. Você realmente consegue perceber a emoção humana em cada um deles e isso me deixou super presa ao livro. Ele mostra como sempre lutamos para fazer a coisa certa, nossa confusão de sentimentos e como descobrimos do que somos realmente capazes.
Claro que houve alguns excessos da parte de Marsden, mas na minha opinião nada que faça você largar o livro. Só tenha paciência.
Tem um filme baseado no livro com um elenco bem interessante, contendo atrizes como: Caitlin Stasey e Phoebe Tonkin. Logo logo eu assisto e trago uma resenha para vocês.
Estou super interessada para continuar a série. Parece bem promissora.

2 comentários:

  1. Gente, para o mundo que eu não sabia que tinha um livro! Uma série de livros, aparentemente :O
    Assisti o filme faz um tempinho já (por causa da Rachel Hurd-Wood, confesso. Aquela linda!) e adorei a história e todo o drama de "crianças" tendo que lidar com a guerra de maneira tão repentina e assustadora. Que bom saber do livro! Vou procurar pra ler *-*
    A resenha ficou muito boa!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não sabia que tinha um filme! hahahah Foi só pesquisando mais sobre a série que eu fui descobrir isso. Fiquei morrendo de vontade de conferir o filme. É uma série sim, tem 7 livros :O O livro é super bem construído sabe? Os personagens parecem bem reais. E todo o enredo é interessante. Leia! É muito bom.

      Excluir