Slide

Não Se Apega, Não - Isabela Freitas

08 novembro 2014

Autor(a): Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Compare preços: Buscapé 
Tudo começa com um ponto-final, a decisão de pôr fim ao namoro de dois anos com Gustavo.As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PERFEITO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.Fácil falar, mas, atrapalhada do jeito que é, Isabela primeiro precisa lidar com o assédio de um primo gostosão, com as tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantando é artigo em falta no mercado.Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por suas personagem para encarar a vida com leveza e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.

No meu post sobre a sessão de autógrafos da Isabela Freitas, eu falei para vocês que iria postar a resenha sobre o livro. Então, cá estou!
A sinopse pode dar um ar que o livro é bobinho, mas por favor, não se deixe enganar por isso. Não Se Apega, Não é uma mistura de livro de auto-ajuda com livro de ficção. E vou te dizer que funcionou super bem!
Quando você abre o livro, já dá de cara com as 20 regras do desapego, que, pra mim, é como se fosse um prólogo da autora dando dicas para se desapegar e também uma amostra do que a Isabela (personagem) vai aprender ao longo do livro.
O livro inteiro tem esse design meio twitter, sabe? Tem até "botões" para retweet, favorito e responder/citar. Eu amei tanto essa ideia! Deixou o livro super diferente e bonito.
Mas antes de dar minha opinião sobre o que eu achei do livro quero que você entenda bem o que é o desapego que o livro trata.
De uma vez por todas, esqueçam esse "pré-conceito" de desapego. Desapego não é sair todos os dias, frequentar todas as baladas da cidade, ficar com todos os garotos que aparecem na frente e, em seguida, dizer: "Pego e não me apego". Aliás, amaldiçoo mentalmente todos os dias a pessoa que criou essa frase. Pega e não se apega? Isso é justificativa para vulgaridade, desculpe-me.O desapego é muito mais do que leiloar seu amor (ou outra coisa) por aí, O desapego é saber se desprender de tudo aquilo que te retém, faz mal e sufoca. O desapego é sempre um desafio pra mim, aliás, acredito que pra todos.
Entenderam? Então vamos continuar.
A vida da Isabela é uma comédia. Sério. A guria se mete em tanta enrascada que dá vontade de rir as vezes. Ela está determinada a ficar solteira, uma coisa que pra ela não é normal. Veja, ela namorou a vida inteira. E todos esses relacionamentos foram horríveis pra ela. Mas antes de sair julgando a menina, entenda que isso não quer dizer que ela não sonha em encontrar o amor. Ela erra várias vezes ao longo do livro e isso sempre nos dá mais uma lição. Ela toma na cara muitas vezes, mas tudo isso contribuiu para que ela se tornasse cada vez mais madura e ao final do livro, pude dizer que estava orgulhosa dela.
Aprendi muito com o livro. Muito mesmo. Não só pelas "dicas" ou pelas lições, mas pela história da Isabela. No final, eu só queria que ela ficasse bem e feliz porque ela se tornou uma amiga minha.
Só tenho a agradecer a autora por ter escrito esse livro maravilhoso que nos faz olhar para dentro e questionar tudo. Faz a gente se aceitar, se abraçar e se amar. E com isso, aprendemos a amar os outros também.
Espero que vocês tenham gostado!

2 comentários:

  1. Muito interessante a premissa desse livro. Tem muita gente que sofre com relacionamentos tóxicos e não sabe como sair dessa. Parabéns pelo blog!!!
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito, muito legal. Recomendo para todas as pessoas <3 Vale a pena!
      Muito obrigada pela visita, beijo ;*

      Excluir