Slide

Cidades de Papel - John Green

04 dezembro 2014

Título original: Paper Towns
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Compare preços: Buscapé
Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Para a minha última resenha de livro do ano eu não poderia escolher outro para compartilhar meus pensamentos com vocês. Cidades de Papel é de longe meu livro favorito do John Green e com certeza merecia muito mais destaque do que os outros.
Quando eu terminei A Culpa é das Estrelas eu estava... tocada pelo livro. Mas de jeito nenhum eu consegui me conectar com os personagens ou gostar da história. É triste e tal, mas não tem nada de mais na minha opinião. Então eu li Quem é você, Alasca? e apesar de ter gostado muito mais do que A Culpa é das Estrelas, tive o mesmo problema. Não consegui me encontrar lá. Não consegui aprender nada.
Eis que chega Cidades de Papel nas minhas mãos e foi uma das melhores leituras da minha vida. É o um livro que trata de tantas coisas de uma maneira tão profunda que me fez refletir mesmo sobre a minha vida.
Também é um livro engraçado. Eu ria horrores com ele. Ria ao ponto de chorar sabe? Foi realmente muito bom ♥ 
Muitas pessoas não gostam do livro e eu entendo o porque, sei que o livro tem algumas falhas (como a obsessão do Quentin pela Margo) mas eu também entendo o autor e os personagens. E eu faria tudo o que o Quentin fez. Aí está o problema das pessoas. Elas se "colocam" no lugar dos outros mas ainda pensam como si mesmas.
Apesar de ser um livro reflexivo, a leitura flui lindamente. É um livro para se ler em um dia e refletir sobre ele em vários. É um livro que te dará bons momentos e te recordará dos ruins. E acima de tudo: é um livro que te ensinará sobre a vida.


Você já leu Cidades de Papel?
Deixa sua opinião aí nos comentários!

2 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso - ou pelo menos o início dele - eu comecei a ler há um tempo já, mas parei não me lembro muito bem o motivo, mas eu simplesmente me apaixonei pelo começo dele, é tão <3, e você já está sabendo que vai ter um filme agora? haha, beijão!

    Nova seguidora!
    @luanagabriely_ (Me acompanhe no Twitter!)
    http://damaindelicada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana :D Já estou sabendo sim! Fiquei suuuuuuper feliz com a escolha da Cara para fazer o papel da Margo. Ainda estou meio receosa com o ator escolhido para fazer o Q, mas vamos ver né? Olha, a única coisa que eu posso fazer é te incentivar a pegar o livro agora e retomar essa leitura. Tu não vai se arrepender :3
      Beijinhos

      Excluir