Slide

Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaira

17 fevereiro 2015

Título original: Love Letters to the Dead
Autora: Ava Dellaira

Editora: Seguinte
Compare preços: Buscapé
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.



Lindo e tão, tão doloroso. Sabe quando você pensa em tudo triste que já sentiu na vida? Foi exatamente assim que me senti com esse livro.
A história é do ponto de vista de Laurel, que acabou de perder a irmã mais velha e vai para o Ensino Médio. Em uma de suas primeiras aulas de inglês, sua nova professora, sra. Buster, passa um trabalho que consiste em escrever uma carta para alguém que morreu. E o livro é todo escrito assim, em cartas.
Eu simplesmente adorei essa ideia e me fez lembrar muito As vantagens de ser invisível do Stephen Chbosky, que é amigo da autora. Enquanto em AVSI não temos um rosto para nosso destinatário, em Cartas de amor para os mortos, temos vários rostos conhecidos, desde cantores a atrizes e poetas.
Laurel é incrivelmente poética, mas dá para ver que tem algo que a incomoda e isso é revelado no fim do livro. Tive algumas teorias, algumas chegaram perto, mas eu realmente não esperava isso. Adorei todos os amigos dela, achei-os incríveis. Não gostei tanto dos outros personagens, como sua tia e seu pai. Aquele grupo de esquisitos era tão adorável que me fez querer ter algo assim para mim. E além do mais quantas referências musicais incríveis vemos nesse livro! Assim que terminei cacei a Janis Joplin, que eu não conhecia, e não parei de ouvir até ir dormir. A voz dela é fantástica e agora entendo o porquê de Kristen gostar tanto dela.
Outro personagem que merece destaque é Sky, o grande amor de Laurel. O personagem me cativou bastante e eu adoraria ter um namorado assim. E entendo suas decisões, embora não goste delas.

A diagramação é simplesmente perfeita. Eu estou apaixonada pelas primeiras páginas onde contêm o ISBN, o título original essas coisas. E também adorei o modo como separaram as cartas. A capa é completamente sensacional. Esse livro superou minhas expectativas, e acho que todo mundo deveria dar pelo menos uma chance à Cartas de amor aos mortos.

2 comentários:

  1. Esse livro, ele me destruiu. Vi as fotos a diagramação e fiquei querendo ainda mais esse livro na minha estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou destruída. Não vou reler tão cedo </3 Eu fiquei apaixonada pela diagramação, fizeram um trabalho lindo.
      P.s.: Obrigada pela visita ;)
      Beijos, Isa

      Excluir