Slide

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

29 março 2015

Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Compare preços: Buscapé

Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo - Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Amizade. Ironias. Altas loucuras e como sempre, tretas everywhere. Prepare-se para este livro, pois ele tem isso e muito mais!

Olá gentes!
Entrando nessa vibe de resenhas, resolvi fazer mais uma, e vocês vão entender direitinho o motivo a seguir. Então vamos lá!
Aristóteles é um garoto solitário e um tanto pessimista, eu diria. Vive sua vida sem amigos de verdade e com uma dúvida que o atormenta até em seus mais profundos sonhos. Em certa tarde ensolarada de verão, ele acaba conhecendo Dante, um garoto alto astral e absolutamente de bem com a vida, fazendo com que Ari (para os mais íntimos) imediatamente fique se perguntando o motivo de ele ser dessa maneira, e dai pra frente à história começa a se desenvolver.
"O problema da minha vida é que ela tinha sido ideia de outra pessoa"
Como de costume, queria iniciar ressaltando alguns dos pontos mais fortes da história, a começar pela construção e evolução dos personagens. É simplesmente magnífica! (magnifico é uma palavra que sem dúvida Magnus Bane usaria, principalmente para se auto definir) O autor conseguiu construí-los de tal forma que você acaba achando no mínimo uma pequena semelhança com você mesmo (digo com relação a atitudes ou personalidade). E já que estamos falando nos personagens, quero alertá-los que a história tem enfoque total em ambos, sendo narrado em 1ª pessoa pelo Ari, e como o enredo gira em torno dos dois garotos, o autor deixou um pouco de lado os detalhes técnicos de algumas cenas e se focou integralmente nas falas que as mesmas contém, ou seja, o livro baseia-se praticamente em diálogos.
"Talvez a vida fosse mesmo só uma série de fases - uma depois da outra"
Um ponto peculiar do livro é que ele se divide em 6 partes, porém a contagem de capítulos se reinicia a cada começo de uma nova parte. Por exemplo, a Parte 1 tem os capítulos 1, 2, 3 etc. e a Parte 2 também tem a mesma numeração de capítulos. Admito que nunca li um livro assim!

E o último dos pontos, que sem dúvida é um dos mais fortes, é à escrita do autor. Enquanto lia o livro me sentia como se estivesse lendo uma poesia interminável. A sua maneira de escrever é muito singela e tão leve que você acaba se prendendo na história, e quando vê chegou ao fim. E se vocês querem uma palavra que defina esse livro, ela é com toda a certeza “amizade”.
"Eu poderia ser alguma coisa e nada ao mesmo tempo"
No geral gostei muito da história (como vocês puderam ver pelo número de marcações na foto, e olha que ela não mostrou todas). O livro em si é muito bem escrito, com personagens extremamente bem pensados e bem desenvolvidos, com um enredo que te choca, te toca, te faz rir, te faz querer abraçar alguém e te faz refletir muito, tudo isso ao mesmo tempo! Benjamin está de parabéns por essa obra, e que com todas as certezas do Universo (ba dum tiss) mereceu os prêmios que ganhou. Ah, e antes que eu me esqueça, preparem os seus lenços, pois tem algumas partes que amolecem o coração de qualquer um. E antes de encerrar, obrigado a Gih por esse livro maravilhoso (<33333).
"Embora os verões fossem quase totalmente feitos de sol e calor, para mim os verões eram as tempestades que iam e vinham. E ficava o sentimento de solidão."
Você acha que Aristóteles e Dante realmente descobriram os segredos do Universo?

Bom pessoal, por hoje é isso! Espero que vocês tenham gostado e também espero que eu tenha conseguido passar tudo que eu senti com esse livro. E falando em passar, já passou na nossa página do Facebook? Que tal passar lá então, hein? Basta clicar aqui!
Boa leitura a todos e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário