Slide

Estilhaça- me: Destrua-me - Tahereh Mafi

15 novembro 2013

Título original: Destroy me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Perfeito para os fãs de Estilhaça-me que aguardam desesperadamente a liberação de Liberta-me, este original digital da série irá preencher a lacuna entre esses dois romances a partir da perspectiva do vilão que todos nós amamos odiar, Warner, o líder cruel do Setor 45. Em Estilhaça-me de Tahereh Mafi, Juliette escapou do restabelecimento seduzindo Warner e, em seguida, colocando uma bala em seu ombro. Mas como ela vai aprender em Destrua-me, Warner não é tão fácil de se livrar. . . De volta à base e se recuperando de seu ferimento quase fatal, Warner fará de tudo em seu poder para manter seus soldados em cheque e suprimir qualquer menção de uma rebelião no setor. Ainda que obcecado com Juliette, como sempre, a sua primeira prioridade é encontrá-la, trazê-la de volta, e dispor de Adam e Kenji, os dois traidores que ajudaram a sua fuga. Mas quando o pai de Warner, O Comandante Supremo do restabelecimento, chega para corrigir os erros de seu filho, é claro que ele tem muito planos diferentes para Juliette. Planos esses que Warner simplesmente não pode permitir. Na sequência de Estilhaça-me e antes de sua próxima sequência, Liberta-me, Destrua-me é uma estória contada a partir da perspectiva da Warner, o líder cruel do Setor 45.
Essa resenha contém spoilers do livro anterior, Estilhaça-me.

Eu estou apaixonada. É um modo estranho de começar uma resenha, eu sei, mas não tenho outro modo para me expressar. Eu nunca imaginei, nunca, que o Warner pudesse ser tão maravilhoso. Sim, você que está lendo esta resenha tendo apenas lido Estilhaça-me deve estar me achando maluca, mas depois desse livro, aposto que mudará de ideia.
O livro, no caso conto, começa logo após Juliette dar um tiro no mais doce homem do planeta. Agora vemos um pouco da misteriosa rotina de Warner. O que ele fazia quando não estava com Juliette? Na realidade, muita coisa. E principalmente, vemos as consequências que a fuga da mesma trás para ele.
Eu me sinto mal por tê-lo julgado tão erroneamente no primeiro livro, mas isso era impossível, afinal o livro anterior era todo na visão de Juliette e para ela, Warner sempre foi o vilão. Mas nesse conto, o vilão não é tão vilão. Vimos justificativas para todas as suas ações do livro anterior, até mesmo a morte "sem motivos" de um de seus soldados. E também descobrimos mais sobre o mundo antes de O Restabelecimento tomar o poder. E uma grande surpresa: Warner acha o diário de Juliette e o lê, e se descobre mais parecido com ela do que percebera antes.
"Tínhamos lares. Antes.
[...]
Comprávamos enfeites para o jardim e luzinhas pisca-pisca, aprendíamos a andar de bicicleta sem rodinhas. Adquirimos vidas confinadas em 1,2 e 3 andares já construídos, andares contidos em estruturas que não podíamos mudar.  
[...]
Logo, os céus ficaram cinza com a poluição química, e as plantas e os animais ficaram doentes devido à modificação genética. E doenças se impregnaram no nosso ar, nas nossas refeições, nossos sangues e nossas casas. A comida desapareceu. As pessoas estavam morrendo. Nosso império estava caindo aos pedaços. 
O Restabelecimento disse que nos ajudariam. Nos salvariam. Reconstruiriam
nossa sociedade. Ao invés disso, eles nos destroçaram."
Warner é maravilhoso. Os pensamentos dele são mais parecidos com os meus do que eu jamais imaginaria. Ele agora se tornou meu marido literário. Seu passado é algo completamente triste, e sua história ganha continuidade no próximo livro, Liberta-me. Conhecemos finalmente seu pai, e sua relação com ele que é praticamente inexistente. Descobrimos estar errados sobre Warner, mas seu pai é bem pior do que imaginávamos.
"Passei a crer que o homem mais perigoso do mundo é aquele que não sente remorso. Aquele que nunca se desculpa e, portanto, não procura o perdão. Porque no final, são nossas emoções que nos torna fracos, não nossas ações."
O fim foi algo que nos deixou de queixo caído. Será que Warner está louco ou ele viu mesmo o que viu?
- Isa

2 comentários:

  1. Ixxi, mas uma louca pelo Warner?! hahaha
    Ele é demais, esse livro me deixou com o coração na mão. Achei perfeito! <3

    Se a Juliette não quiser, eu quero! hahaha

    Beijos
    http://bloglostinwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente. Já viu ele em Liberta-me? Mais que perfeito <3
      Parafraseando: Se a Juliette não quiser, nós queremos. rs
      Obrigada pela visita, volte mais vezes :3

      Excluir