Slide

Filme - O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

16 dezembro 2013

Título original: The Hobbit: An Unexpected Journey
Ano: 2012
Diretor: Peter Jackson
Duração: 2h45min
Gênero: Aventura, fantasia
Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no Condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf (Ian McKellen), O Cinzento, que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.

Eu sempre quis ler/ver os filmes d'O Senhor dos Anéis e no ano passado, pesquisei e vi que na verdade, o livro O Hobbit foi escrito antes da trilogia, portando quis ler ele primeiro. Li e um dia depois estreava nos cinemas O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.
Quando fui ver o filme, não estava informada de que a adaptação seria dividida em três partes e vocês devem imaginar a minha surpresa quando, na cena mais esperada do filme, a tela se apagou. Eu nem tinha visto as horas passarem! Fiquei indignada por dividirem em três partes um livrinho tão pequeno.
Porém, chegando em casa, percebi que era melhor eles fazerem isso. Por quê? Pelo fato de não perdemos nenhum detalhe importante do livro (coisa que em adaptações cinematográficas, é algo comum). O livro O Hobbit pode ser pequeno, mas contém inúmeros detalhes e pedacinhos importantes que contam ao longo de toda a história.
Sobre o filme: impressionante! Muito detalhista, com fotografia e efeitos impecáveis. E isso foi realmente importante ao longo do filme, porque conta com várias criaturas fantásticas como trolls, orcs, o famoso ("My precious") Gollum, sem contar os anões.
A atuação de Martin Freeman como Bilbo foi adorável, me afeiçoei ainda mais ao personagem. Todos os anões eram hilários (destaque para Fili e Kili que eram lindos), porém o mais importante de todos, Thorin Escudo-de-Carvalho, foi interpretado por Richard Armitage que foi excelente!
Eu realmente não sentia absolutamente nada pelo Gollum do livro. Achava ele uma criatura muito estranha e só. Porém o Gollum do filme me fez mudar de ideia. Amei ele. Sim, ele poderia ser um "vilão" mas eu fiquei com tanta pena dele que ele se tornou adorável para mim.
A única crítica que tenho sobre o filme foram as "ligações" que fizeram com O Senhor dos Anéis. Forças malignas das trevas que querem dominar a Terra Média nem sequer é citado no livro O Hobbit. Isso é parte da trama de O Senhor dos Anéis e para mim, ficou muito confuso personagens que só aparecem na trilogia aparecerem em O Hobbit.
Fora isso o filme foi divertido, cheio de ação, engraçado e as vezes sombrio e triste. Mal posso esperar para ver O Hobbit: A Desolação de Smaug!

4 comentários:

  1. Olá Vanessa, não conhecia o blog *obrigado por enviar o link*!

    NOSSSSSSSA! Estou muito ansioso para assistir o filme. Engraçado que Tolkien criou um mundo gigantesco, tipo, muito gigante mesmo. E que seus personagens vem sendo construindo desde quando ele era bem jovem. Esse filme está espetacular, só pelo que vejo nessa postagem. Preciso assistir não só esse como todos (assistir pela terceira vez)! Eu amo essa cara, essa trilogia, maaaaaaaaas nunca tenho tempo ou dinheiro para ir ao cinema. Triste vida não é?

    Beijão ou abração do gordo, www.setecoisas.com, passa lá! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor! De nada, fiquei super contente de tu dar uma passada aqui.
      Siiiiim, o mundo que Tolkien criou é surpreendente! Realmente acredito que todos esses anos levaram a uma obra que merece todo o destaque que tem. Precisa mesmo porque os filmes são perfeitos! Também sofro de falta de tempo/dinheiro, mas sempre que tenho a oportunidade de ir ao cinema aproveito bastante.

      Mil beijos e obrigada pela visita. Pode deixar que visito o Sete Coisas :)

      Excluir
  2. Ah, eu simplesmente adorei a adaptação de O Hobbit! No início também não gostei do fato de terem dividido em três filmes (na verdade ainda acho que dava para compactar tudo em um só) mas fico feliz que seja assim já que poderei ir ao cinema mais vezes conferir essa obra. O Bilbo é um personagem adorável mesmo, muito mais afetivo que o Frodo de Senhor dos Anéis. Estou louca para ler a sequência que ainda não tive oportunidade de conferir. Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty, fiquei super feliz com teu comentário! Eu adoro o Bilbo, ele é muito fofo :) Ah que pena, ainda não conheço o Frodo mas estava com expectativas que ele fosse tão amável quanto o Bilbo. Estou louca pra assistir A Desolação de Smaug!

      Volte sempre!

      Excluir