Slide

Dias de Sangue & Estrelas - Laini Taylor

19 março 2015

Título original: Days of Blood and Starlight
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Compare preços: Buscapé

Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é - e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido.Na deslumbrante sequência de Feita de fumaça e osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de sangue e estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral. Enquanto os quimeras, com a ajuda da garota de cabelo azul, criam um exército de monstros em uma terra distante e desértica, Akiva trava outro tipo de batalha: uma batalha por redenção... por esperança.Mas restará alguma esperança no mundo destruído pelos dois?

A maior parte de FDFEO (Feita de Fumaça & Osso) se passa em Pragra, onde uma menina misteriosa com um cabelo azul (que nasce dessa cor!) e várias tatuagens trabalha para um demônio. Sempre recebendo estranhas missões e indo para diferentes países, Karou coleciona idiomas e dentes. Ela também estuda no Liceu de Arte em Praga com sua melhor amiga Zuzana. Ela não sabe sobre suas origens ou sobre sua vida, seu mundo é limitado a interagir com humanos e monstros. Então, ela conhece um anjo. E esse é o começo do fim.
Se você ainda não leu FDFEO, que tal ler a minha resenha? Lá eu explico o que eu achei sobre o livro. E se você ainda não leu DDSEE (Dias de Sangue & Estrelas), continue aqui!

Ok, antes de começar a resenha preciso agradecer a Intrínseca pelo amor e carinho que esses livros foram feitos. Capas, diagramação e tradução maravilhosas. É muito bom ler um livro bem feito. Valeu Intrínseca!
Depois daquele final de cortar o coração em FDFEO, Karou entrou na fenda do céu com Îzil nos deixando sem reação. Logo no início não vemos Karou em lugar algum. Os primeiros capítulos são alternados entre uma Zuzana raivosa e seus emails (fada_raivosa@punhosminusculos.net), com um Akiva desanimado e sem esperança. Então as dúvidas começam a aparecer: Karou morreu? Onde ela está? O que aconteceu?
Ela finalmente aparece e todos nós nos enchemos de alívio. Mas não por muito tempo.
Sou uma sacerdotisa de um castelo de areia.
Sim. Karou se ALIOU ao Thiago. Sim, você leu corretamente. Eu também não podia acreditar. É difícil digerir que a garota cheia de atitude e ousada do primeiro livro, se alie ao cara que matou ela em outra vida e que não sabe transmitir outro sentimento além de ódio. E não apenas isso, ela ficou tão cega que deixar todos pisarem nela. Principalmente o Thaigo.
Isso me deixou tão decepcionada. Eu sempre acreditei muito na Karou, sempre soube que ela era muito forte e capaz de fazer tudo que ela quisesse. Não a julgo por ter deixado o Akiva para trás, eu julgo por ela ter sido impulsiva e não ter pensado direito. E não querer ver os próprios erros sendo arrogante e achando que está certa. Sem falar nas desculpas que ela arranja para odiar o Akiva. Please Karou, please. (seje menas)
Por outro lado, apesar de ter cometido milhares de erros durante sua vida, neste livro Akiva ajudou mais o povo da Karou do que ela mesma. Ver ele recuperando sua esperança me deixou tão orgulhosa! E ele é sempre tão modesto e poderoso. Um Akiva, por favor!
"É a vida a única capaz de crescer e preencher mundos. Ou temos a vida como mestre, ou a morte."
Hazael e Liraz também tem mais participação nesse livro, o que me deixou super contente. Sempre tive curiosidade para saber mais sobre os dois. E apesar do Hazael se mostrar o anjo mais gentil e querido de todos os tempos, foi a Liraz que me impressionou. Ela é uma verdadeira guerreira e apesar de vestir aquela camada falsa de dureza, ela sente medo. Foi quando ela deixou esse medo transparecer é que eu comecei a gostar e torcer por ela.
Os capítulos de Zuze com Mik são os mais fofos. Eles realmente são um casal lindo. Além do mais, a Zuze é a melhor amiga que a Karou poderia imaginar em ter, e isso faz dela uma das melhores personagens do livro. Muitas vezes é a Zuze que coloca a Karou nos trilhos novamente. É muito importante termos a Zuze e o Mik ali pois não dá uma sensação maior de realismo. Sem falar que quebra bastante a tensão.
Também temos personagens novos! O mais importante deles é o Ziri, que é um Kirin, como a Madrigal. Como tudo que a Laini escreve, ele é apaixonante. O cara é lindo demais! Eu poderia ficar horas e horas falando sobre ele. E no final, ele mostra que realmente é uma das melhores personagens da Laini. Eu shippo ele level hard com a Liraz! ISSO TEM QUE ACONTECER! #ZIRAZFORLIFE
Achei bem legal a Laini ter introduzido a parte civil quimera com Sveva & cia. Até então não tínhamos nenhuma ideia que eles existiam. Foi muito interessante aprender sobre eles.
O final além de revoltante é surpreendente e ao contrário do final de FDFEO, ele é cheio de esperança. Estou cheia de expectativas para DOGAM e espero que todas as minhas dúvidas sejam resolvidas. Eu realmente confio que a Laini vai fazer um trabalho excelente já que essa história é diferente de qualquer coisa que eu já li.

Um comentário:

  1. Thiago mereceu o que aconteceu, sim! Tive que voltar o capítulo e reler pra ver se tava entendendo direito que tinha acontecido e... FILHO DA P*TA DESGRAÇADO, AQUELE LOBO! Só eu que não vi ~química~ entre Liraz e Ziri? Sério, acho que foi mais o choque do encontro mesmo, mas nada demais. Mas espero que eu esteja errada e eles se tornem canon, pelo amor dos deuses da luz.

    Sabe o que eu queria, queria muito? Liraz matando Jael. Ok, eu sei, é a história da Karou e do Akiva, mas seria muito legal a Liraz matando ele. O cara é totalmente desprezível e a Liraz é toda """durona""", sem demonstrar sentimentos e, pan, na verdade ela tem sentimentos... CARAMBA, VEM LOOOGO ABRIL.(Tá perto, mas ao mesmo tempo parece que o só se arrasta. E depois maio. Vamos só sentar e chorar esse ano, duas séries tão ótimas chegando ao fim. :')

    ResponderExcluir