Slide

Se Eu Ficar - Gayle Forman

09 junho 2015

Título original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Compre: Amazon | Saraiva | Submarino

A última coisa de que Mia se lembra é a música.
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada.
Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela.
Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Se ela ficar...



E aí, galera? Tudo bom? Primeiramente, queria pedir desculpas para vocês pelo meu sumiço aqui do blog. Infelizmente eu passei por uma fase de bloqueio literário horrível, por causa de várias coisas. Mas eu consegui superar isso e vim trazer para vocês a resenha do famoso livro Se Eu Ficar, da autora Gayle Forman que também escreveu Apenas um Dia.
O livro é dividido entre lindas memórias que Mia compartilha com o leitor e as 24 horas após o acidente. A leitura é leve, fluída, bem escrita e bem dividida. Eu gostei do livro porque ao mesmo tempo que o tema central é essa questão de vida e morte em uma pegada mais espírita, assunto que eu não sou muito acostumada a ler por isso tornando o livro super interessante, também trata sobre família, amor, compreensão, dedicação e música. E eu adoro todos esses assuntos. Principalmente música, porque eu adoro e não vemos muitos livros sobre no mercado.
Infelizmente a divisão que a autora criou fez com que as cenas que se passam depois do acidente sejam menos interessantes do que as memórias de Mia. Mas isso muda depois que Adam é introduzido nessa parte do livro. Mas a divisão faz com que o livro fique bem dinâmico, então eu gostei.
Todos os personagens são bem escritos, tem personalidade própria e são cativantes (a maioria).
Eu gostei da Mia. Admito que gostei dela menos que os outros personagens, mas eu fui muito compreensiva com ela ao longo do livro. Eu entendo a indecisão dela sobre a decisão que ela tem que tomar, pois é uma decisão super difícil. Embora eu não tenha me identificado muito com ela porque ela é muito tímida e eu sou super sociável e eu não sei tocar nenhum instrumentos musical (ainda!), eu consegui entender ela porque tenho pessoas próximas a mim que são parecidas com a Mia.
        “Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.”
A família dela é incrível. É de chorar para ter uma igual. Os pais dela são super divertidos, dedicados e engraçados. A minha favorita é a mãe dela: decidida, forte, protetora. Me fez pensar que quero ser como ela quando crescer. Eu adorei os diálogos que os pais da Mia participavam. Ficava torcendo para eles aparecerem. Agora, eu não tenho nenhum irmão caçula, mas se eu tivesse iria querer que fosse como o Teddy. Eu adorei ele! O avô dela é incrível também. 
Kim, a melhor amiga da Mia, me fazia rir muito. Embora eu não goste do jeito que ela trata a mãe dela, eu consigo entender que ela é uma pessoa firme e quer liberdade. Entendo e respeito isso. Só queria que ela se ligasse e tratasse a mãe dela de maneira diferente.
Adam é o namorado dos sonhos. Ele é super paciente e compreensivo com a Mia (aquela guria deixava ele louco!), divertido e simpático. Além de ser um adolescente apaixonado e fazer de tudo por ela. O próximo livro, Para onde ela foi, é na visão dele e eu estou bem curiosa para ler.
Acho que o único defeito que eu encontrei no livro foi a Mia. Como eu não consegui me identificar com ela, eu não achei ela envolvente. Na verdade, o problema é que os personagens secundários são tão mais legais que ela que acabaram deixando ela ofuscada.
Os momentos finais do livro são focados exclusivamente na decisão da Mia. Muita gente ficou frustada ou com raiva do final. Eu achei super justo. O livro é sobre a decisão da Mia e no final ela faz essa escolha, por isso eu gostei de ter terminado ali.
Achei a diagramação do livro um pouquinho exagerada, mas combina com a história e faz muito sentido. E também fica bem bonita nas páginas (só queria que fosse um pouquinho menor).
Se Eu Ficar vem pra te ensinar uma lição muito importante: aproveite o dia de hoje. Nós podemos perder tudo que amamos em um piscar de olhos. Temos que dar valor as pessoas hoje, porque podemos não ter o amanhã. Temos que aproveitar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário