Slide

Filme - Lutero

10 julho 2013

Título original: Luther

Ano: 2003
Diretor: Eric Till
Duração: 1h52min
Gênero: Histórico, Biografia
Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.


Normalmente eu não assisto esse tipo de filme, mas minha professora começou a passá-lo na escola e o achei muito interessante. Pra quem não sabe - ou ainda não estudou -, Martinho Lutero foi o autor das 95 teses que deu início a Reforma Protestante, de onde se originaram as Igrejas Protestantes. Antes de continuarem, eu fiz a resenha falando o filme todo, desde o começo até o fim, porque como são fatos reais, em qualquer site sobre a Reforma Protestante você irá ler isso.
Martinho ou Martim Lutero, durante uma grande tempestade de raios promete se tornar um padre se não for atingido pelos mesmos. Em sua primeira missa é abandonado pela família que reprova sua escolha. Desacreditado de sua fé, seu amigo e "professor" o manda à Roma.
Em Roma, Lutero se vê horrorizado com tudo que acontece: a grande venda de indulgências (que era como uma "venda do perdão", se você comprasse uma indulgência não iria para o Inferno), a prostituição em massa, os padres não respeitarem o celibato. Para se ter uma noção, no filme é retratado que se tinha até motéis exclusivos para padres.
Lutero volta para estudar e depois de um tempo se torna professor de teologia. Ele só expressava suas opiniões nas aulas e às vezes nas missas. Mas depois que uma mãe de uma menina aleijada, que não tem dinheiro para alimentá-la comprar uma indulgência para a menina achando que assim estaria livrando a menina do Inferno, Lutero se revolta e assim nascem as 95 teses. É bom lembrar que o objetivo de Martinho na verdade não era criar uma nova religião e sim consertar o que estava errado na Católica. 


Martinho pregando as 95 teses na porta da Igreja.

O Papa, e consequentemente a Igreja, encaram isso como uma grande ofensa e dão a Martinho um ultimato: ou ele revoga tudo ou ele sofrerá as consequências. Martinho se recusa a negar tudo e o caos se instala. Ele é sequestrado pelo príncipe Friedrich da Saxônia, seu aliado e protetor, para que não o matassem. Durante seu tempo "sequestrado", Martinho começa a traduzir a Bíblia para o alemão, pois naquela época as Bíblias eram em latim. Enquanto isso, em Winterberg (local onde ele lançou as 95 teses), um de seus amigos da Faculdade em que ele dava aulas, começa a incitar a desordem e a guerra, gerando a morte de milhares de camponeses.

Martinho já confuso de que fez a coisa correta, começa a se sentir muito culpado por suas palavras terem gerado tanta morte. Um conselho é convocado para acabar com tudo aquilo, mas os príncipes do Sacro-Império se recusam à acabar com a nova religião e conseguem por uma votação unânime que a nova religião permaneça. Essa foi a história de Martinho Lutero e seu documento que revolucionou a história.
Adorei o filme, achei bem interessante e fácil de entender. E também não achei ele entediante igual milhares de filmes sobre História que tem por ai.
P.s.: Não tenho certeza que tudo que tem no filme realmente aconteceu, provavelmente não, mas acho que só coisas insignificantes não ocorreram.
- Isa

Um comentário:

  1. Isa, Lutero não traduz a Bíblia do Latim para o Alemão, mas do Grego para o Alemão.

    ResponderExcluir